sexta-feira, 22 de maio de 2009

Acreditar é o primeiro passo para se trilhar o sucesso!


As necessidades humanas permeiam não só as necessidades básicas, mas também necessidades que estão alocadas na subjetividade de cada um. Realização para uns é ter um carro, uma casa, estabilidade profissional. Para outros é ser feliz somente, com o pouco que se tem. As necessidades de cada um são peculiares ao estilo de vida que a pessoa leva, muitas tem a oportunidade, mas não conseguem visualizar as possibilidades concretas de se chegar até o sucesso. Outras não tem oportunidade, mas tem o dom de perceber em pequenos detalhes algo de valor que pode ser aprimorado.


Inicio aqui a história de vida de uma mulher de fibra e vencedora, que está lutando pela sua realização enquanto ser humano dotado de inteligência e criatividade. Sueli está famosa com as "obras de arte" que vem produzindo com outras mulheres na sua comunidade. Ela aproveitou a oportunidade e hoje está tendo a autonomia de seguir sua vida, satisfazendo suas necessidades humanas e subjetivas. Através da reciclagem da garrafa PET, ela está produzindo arranjo de flores e palmeiras, conhecimento obtido através de uma oficina de reciclagem e um curso de empreeendedorismo promovido pelo PAC, no residencial Che Guevara (Marituba).


Ela é feliz com o pouco que tem, mas com sua força de vontade e determinação chegou bem mais longe e ainda tem muito a trilhar neste caminho de sucesso.


Em suas palavras expressa com emoção que antes da oportunidade que teve estava em casa sem estímulo pra trabalhar, e quando pôde participar destas atividades percebeu que aquilo poderia mudar sua vida, só dependia dela mesma.


Aprendeu a criar flores de PET, ensinou a seus familiares e amigos, montou um grupo e foi mais além: está ensinando jovens esta ocupação. Maravilha! Exemplo de superação e empreendedorismo!


Hoje em dia Sueli é reconhecida pelo seu trabalho na comunidade e também está atuando como agente de educação ambiental, já que está reciclando o PET, material que pode poluir o meio ambiente.


A sua produção hoje já ultrapassa fronteiras. Seu trabalho já está nos EUA. Ela traçou suas metas e alcançou o êxito. Mas ela quer mais! Sabendo de sua responsabilidade com a preservação do meio ambiente, a cada sol se sente mais estimulada a dar um trato diferenciado ás garrafas transformando-as em verdadeiras "obras de arte".

Um comentário:

  1. Gostei muito do modo como você a homenagiou e ao mes mo tempo leva isso para as outas pessoas.É uma grande insentivação para todas as pessoas que pensam ou se sentem incapazes de fazer algo negando o dom que todos nós temos, que é a capacidade de aprender e passar isso em frente...Pois dar menos de seu melhor, e sacrificar o dom que você recebeu.CONTINUE ASSIM!

    ResponderExcluir